Entenda o processo de definição e estruturação do conteúdo do Memorial

O trabalho de coleta de dados foi iniciado em 2012, quando se deu a inauguração do Memorial, que fez parte das comemorações de 40 anos da instituição. De lá pra cá, os colaboradores dos Sebrae estaduais foram capacitados na metodologia Tecnologia Social de Memória, do Museu da Pessoa, empresa especializada que apoia o projeto.

A partir daí coube a eles definir a linha do tempo, separar e digitalizar o acervo e catalogar as fichas do inventário para que o material fosse editado e encaminhado para exposição no Memorial. Além disso, todas as unidades realizaram entrevistas de resgate de memória oral que resultaram em vídeos para reprodução.

O esforço de todos os envolvidos no projeto coordenado pela UCSebrae deve ser destacado, em especial todas as unidades estaduais que abraçaram o projeto de uma forma muito positiva. O trabalho do Sebrae está direcionado para estabelecer uma política de memória com direcionamento para que o processo de atualização dos dados históricos da instituição seja permanente.