Criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa

A Lei nº 12.792/13 cria a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, que absorve parte das competências do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, cuidando especificamente de incentivo, qualificação e promoção da competitividade e da inovação em empresas menores. A pasta é assumida, em maio de 2013, por Guilherme Afif Domingos, tendo sido extinta com a reforma ministerial de outubro de 2015.

Pronatec Empreendedor

O Sebrae e o Ministério da Educação lançam o Pronatec Empreendedor, um desdobramento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Tem como principal objetivo mostrar, ensinar e aplicar conteúdos destinados ao empreendedorismo em diferentes cursos da educação profissional em todo Brasil, gerando a possibilidade do autoemprego, sem a ajuda de um empregador, empresa ou instituição pública, como a abertura de um negócio próprio ou o início de uma atividade de prestação de serviço.

Cooperativas de Crédito

O Sebrae e o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) assinam um convênio de cooperação para estimular a competitividade dos pequenos negócios por meio da ampliação de acesso a mercados e serviços financeiros. A intenção é fortalecer as cooperativas de crédito para que elas se transformem nas instituições financeiras dos empreendimentos das micro e pequenas empresas.

Encadeamento produtivo

Lançamento do Programa Nacional de Encadeamento Produtivo. Desde 2004, o Sebrae promove a parceria entre os pequenos negócios e grandes grupos, por meio da metodologia do Encadeamento Produtivo, beneficiando mais de 15 mil micro e pequenas empresas que se tornaram fornecedoras ou ampliaram seu fornecimento a gigantes dos setores onde atuam.

Carga tributária

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Sebrae, apresenta o estudo "Tributação sobre Micro e Pequenas Empresas: Ranking dos Estados". Trata-se do primeiro levantamento a revelar o peso dos impostos sobre os pequenos negócios nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. O Sebrae desempenha importante papel na redução da carga tributária do pequeno negócio.

Centro de Inteligência em Orgânicos

Desde 2013, a cadeia produtiva de alimentos orgânicos do país – incluindo agricultores, distribuidores e varejistas – passou a contar com uma instituição especialmente dedicada à geração e difusão de conhecimentos do setor. Lançado pela Sociedade Nacional de Agricultura em parceria com o Sebrae, o Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos) é uma plataforma para a coleta e divulgação de informações estratégicas sobre a cadeia produtiva de alimentos e produtos orgânicos para o mercado, ajudando a incrementar a qualidade, a produtividade e a competitividade do setor.

Rede de Serviços Tecnológicos (RST)

Lançado o projeto de cooperação internacional em parceria com o Centro Tecnológico Cosmob, situado em Marche (Itália). Denominado Rede de Serviços Tecnológicos, o projeto tem o objetivo de diagnosticar necessidades tecnológicas e oferecer soluções inovadoras para aumentar a competitividade dos pequenos negócios. O Projeto Rede de Serviços Tecnológicos envolve atualmente 34 instituições do setor calçadista e outras 17 de madeira e móveis cadastradas no Sebrae.

Seminário Internacional sobre Pequenos Negócios

No mês de abril, o Sebrae realiza o Seminário Internacional sobre Pequenos Negócios, em São Paulo, que promoveu discussões sobre os desafios e oportunidades dos negócios de pequeno porte. Este evento contou com a participação do prêmio Nobel de Economia em 2008, Paul Krugman, do ex-ministro da Fazenda, Delfim Netto, e do empresário Jorge Gerdau, entre outros.

Sebrae, OCB e Sescoop firmam parceria

Com o propósito de assegurar mais competitividade às cooperativas do País, por meio de ações focadas nas estratégias de mercado e gestão, o Sebrae firmou um convênio de cooperação com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

EAD – referência nacional

O projeto “EaD Sebrae – Cursos pela Internet” venceu o Prêmio Learning & Performance Brasil, sendo considerado referência nacional. O portal EaD permite acesso imediato, vagas ilimitadas e tutoria aos clientes. O Sebrae é pioneiro na oferta contínua de cursos livres gratuitos, à distância e com tutoria. O projeto EaD Sebrae conta atualmente com aproximadamente 380 mil alunos.

Educação Empreendedora

É lançado o Programa Nacional de Educação Empreendedora com o propósito de consolidar a cultura empreendedora na educação, buscando inseri-la nos currículos escolares. O Programa trabalha soluções educacionais com professores e alunos em duas frentes principais: o desenvolvimento de competências empreendedoras e a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho.