Prêmio MPE

O Sebrae realiza a primeira edição Nacional do Prêmio MPE - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas. O Prêmio MPE reconhece, em âmbito estadual e nacional, as micro e pequenas empresas que promovem o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade pela disseminação de conceitos e práticas de gestão bem sucedidas

Programas Nacionais

Além dos programas nacionais Sebraetec, Agentes Locais de Inovação (ALIs), Negócio a Negócio e Territórios da Cidadania, em 2013 dois novos programas nacionais, Educação Empreendedora e Encadeamento Produtivo, ampliaram a atuação do Sebrae frente aos novos desafios da educação empreendedora e da inserção dos pequenos negócios em cadeias de valor de grandes empresas.

Lei Geral: registro e legalização de empresas

O Decreto nº 6.884/2009 regulamentou o Comitê para Gestão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (CGSIM), em conformidade com a Lei Geral e com a Lei nº 11.598/2007.

Negócio a negócio

Elaboração de metodologia e edição de publicações para apoio do Programa Negócio a Negócio. Por meio de um atendimento gratuito, individualizado e direto no local de trabalho, o Negócio a Negócio tem por objetivo atender e orientar empreendedores individuais e proprietários de microempresas em relação a diversos processos que envolvem a gestão do negócio.

Matriz de soluções educacionais

Criação da metodologia para os cursos da Matriz de Soluções Educacionais. São trabalhados seis temas básicos: Administração Empresarial; Empreendedorismo; Liderança e Gestão de Pessoas; Finanças; e Produtividade. O Sebrae Nacional desenvolveu 40 cursos, presenciais e à distância, para diferentes setores, que ajudam empresários na gestão de seus empreendimentos.

Fórum sobre Inclusão Financeira

Resultado de parceria entre o Sebrae e o Banco Central, é realizado em 2009 o Fórum sobre a Inclusão Financeira, que reúne representantes de instituições financeiras, operadores de microfinanças, potenciais investidores, representantes do setor educacional, de organismos governamentais e multilaterais e do terceiro setor, além de estudiosos e fomentadores. O encontro debateu os avanços e desafios na promoção da inclusão financeira dos cidadãos, discutindo especialmente a importância da educação financeira e da inovação nesse processo. Em 2014, o Fórum chegou à sua quinta edição.

Sebrae Mais

Criação do Sebrae Mais, um conjunto de soluções para empresas que buscam a evolução de seus negócios. São oito soluções diferenciadas, independentes e práticas, que combinam capacitação para o empresário e consultoria para a empresa. O Sebrae Mais engloba contribuições para o desenvolvimento empresarial, viabilizando a adoção de estratégias sofisticadas, que tornam a empresa mais competitiva.

Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016

Após a quarta tentativa brasileira, o Rio de Janeiro é escolhido, no dia 2 de outubro, para sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2016. Com o projeto mais caro, orçado em R$ 28,8 bilhões, a Cidade Maravilhosa deixou para trás Chicago, Tóquio e Madri. O Rio será a primeira cidade da América do Sul a receber os Jogos Olímpicos.