Cidadania e direitos sociais

O Governo Federal lança o Programa Territórios da Cidadania, concebido para promover o desenvolvimento regional e garantir os direitos sociais para as regiões mais carentes do Brasil. Dentre os 60 territórios definidos inicialmente pelo programa, o Sebrae aprovou projetos para 55 deles em 25 estados, na perspectiva de atuar no estímulo ao empreendedorismo e em prol da inserção produtiva de pessoas que vivem nessas localidades. Em 2014, o programa foi decisivo para implementar a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa em 612 municípios do país.

Empreendedor individual

Entra em vigor a Lei Complementar nº 12/08, que institui a figura jurídica do Microempreendedor individual (MEI), trazendo para a formalidade milhões de empreendedores e proporcionando diversos benefícios socias, tais como aposentadoria e assistência médico-hospitalar. A partir da regulamentação da lei, o Sebrae estabelece uma série de metas e ações para apoiar a formalização, a capacitação e o acesso a mercados e serviços financeiros desse contingente de profissionais. Um dos destaques é a Semana do Empreendedor Individual.

Universidade Corporativa

Implantação da Universidade Corporativa, que oferece conhecimentos aplicado à carreira de consultor. As estratégias e ferramentas pedagógicas englobam cursos, trilhas de aprendizagem, programas acadêmicos, certificações de conhecimento, formação de multiplicadores, fóruns do conhecimento, jogos educativos, seminários, eventos nacionais, formação de lideranças, formação continuada de parceiros e formação de novos colaboradores.

Prêmio Sebrae de Jornalismo

O Sebrae lança a primeira edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, que reconhece jornalistas e veículos de comunicação que investem na divulgação e produção de reportagens sobre o empreendedorismo e o universo dos micro e pequenos negócios, dessa forma informando e mobilizando a sociedade brasileira.

Negócio Certo Rural

Parceria do Sebrae com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) garante a nacionalização do Programa Negócio Certo Rural. O programa é direcionado para a qualificação de jovens, fazendo-os repensar as atividades econômicas ligadas ao meio rural para prospectar e alavancar novos negócios.