Lei Geral: Frente Empresarial

Criação da Frente Empresarial pela Lei Geral, apoiada pelo Sebrae e integrada pelas seguintes confederações nacionais: da Indústria (CNI), do Comércio (CNC), da Agricultura (CNA), dos Transportes (CNT), de Dirigentes Lojistas (CNDL), das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), dos Jovens Empresários (Conaje) e das Entidades de Micro e Pequenas Empresas (Conempec), da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon). As mobilizações em prol da Lei Geral recorreram a vários recursos: carreatas, debates, seminários, panfletagens e outras formas de sensibilização, com participação de 70 mil pessoas.

Lei Geral: criação do Supersimples

Em 14 de dezembro de 2006 é sancionada a Lei Geral da Microempresa, que entra em vigor a partir de 1° de julho de 2007. Resultado da mobilização de toda a sociedade brasileira, que reuniu 125 mil assinaturas, a lei beneficiou a grande maioria das micro e pequenas empresas com a redução de burocracia, de carga tributária e de acesso à tecnologia. Entre as principais conquistas estão a criação do cadastro único e do Supersimples.

Top 100 de Artesanato

O Sebrae cria o Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. O Top 100 de Artesanato é um prêmio que valoriza o artesanato nacional, destacando as cem unidades produtoras de artesanato mais competitivas do país. No ano de 2015, foram abertas as inscrições para a quarta edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Aretsanato e os vencedores serão anunciados em 2016.

Comércio Brasil

É desenvolvida a metodologia da ferramenta Comércio Brasil, projeto voltado a facilitar o acesso e o relacionamento sustentável entre as micro e pequenas empresas e os canais de comercialização. Por meio de uma rede de agentes especializados, denominados agentes de mercado, o Comércio Brasil procura identificar novas oportunidades, disponibilizando mecanismos para abertura e expansão de mercados para as empresas participantes, além de facilitar o estabelecimento de alianças e parcerias comerciais.