Capacitando empreendedores a distância

O Sebrae passa a adotar a ferramenta de Ensino a Distância (EAD) , como estratégia de capacitação empresarial. Em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo, o Sebrae elaborou uma metodologia didática online para o curso "Iniciando um Pequeno e Grande Negócio" (IPGN). Dirigido para o aprimoramento de empreendedores de “primeira viagem”, formais ou informais, o IPGN proporciona aprendizagens úteis acerca de temas como empreendedorismo, mercado, gestão do negócio e controle de finanças.

Prêmio Prefeito Empreendedor

O Sebrae lança o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Mário Covas, homenagem ao ex-governador do Estado de São Paulo falecido em 2001. Com o objetivo de identificar e reconhecer gestões municipais que apoiem e valorizem as micro e pequenas empresas, o prêmio Prefeito Empreendedor é, até hoje, também uma forma de reconhecer+D24 o trabalho dos prefeitos que se empenham, junto com a comunidade, na busca de soluções criativas para resolver problemas locais, estimulando o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável dos municípios que dirigem.

Desenvolvimento local

A Unidade de Desenvolvimento Local do Sebrae Nacional define metodologia para promover o protagonismo local, pela instalação de fóruns que reúnem as principais lideranças do município ou região, dentro do Projeto Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável (DLIS). O fórum é capacitado para o planejamento e a gestão participativa. Realiza diagnóstico para identificação de potencialidades e de fatores limitantes do desenvolvimento, de oportunidades de negócios, de vantagens comparativas e competitivas.

Apagões

O Brasil sofre uma crise de eletricidade e a população fica alerta para possíveis cortes de energia elétrica de longa duração, apelidados de “apagões”.