Tecnologia e exportação

O Sebrae lança o Programa de Apoio Tecnológico à Empresa Exportadora (Progex), cujo principal objetivo é adequar as micro e pequenas empresas ao padrão internacional, facilitando a inserção no mercado internacional. O programa surgiu em São Paulo, no ano de 1999, a partir de parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT-SP). Passa a ser oferecido em âmbito nacional em 2000, como resultado de uma parceria entre o Sebrae e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Sebrae no desenvolvimento local

Criação do Programa Sebrae de Desenvolvimento Local (PSDL), que sucede o Proder, criado na década de 1990. O PSDL surge a partir do entendimento de que o fomento ao micro e pequeno negócio podem contribuir decisivamente para ampliar a geração de emprego e renda, mas está atrelado ao estabelecimento de parcerias da comunidade com o Poder Público e com diferentes instâncias da sociedade civil.

Agroindústria

O Sebrae nacionaliza o Programa Cadeias Produtivas Agroindustriais, que abrange todos os segmentos do agronegócio. O programa foi implementado com base em metodologia desenvolvida pelo Sebrae-MG com o objetivo de estimular a permanência de populações no meio rural, por meio de ações que venham a desenvolver todos os elos de uma cadeia produtiva agroindustrial, favorecendo o aumento da geração de empregos e de renda.

Desafio Sebrae

O Sebrae lança a primeira edição do Desafio Sebrae, um jogo virtual para estudantes do ensino superior que simula o dia a dia de uma empresa. Durante mais de seis meses, universitários de todo o país, organizados em equipes, testam seus conhecimentos e capacidades para administração de um negócio. Há um evento anual que premia as equipes que obtem os melhores resultados.

Técnico empreendedor

É criado o Programa Técnico Empreendedor resultado de convênio firmado entre o Sebrae e o Ministério da Educação em 2000. O Técnico Empreendedor destina-se a levar preceitos da educação e da cultura empreendedora a alunos que estudam nos antigos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs), atuais Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Garantia de crédito

O Sebrae Nacional firma parceria com o setor público, instituições financeiras e lideranças empresariais e inicia uma série de estudos e visitas técnicas a países que utilizavam a metodologia de garantia de crédito. A mais antiga SGC é a Garantisserra (RS), criada em dezembro de 2003.