Cebrae e o apoio à empresa rural

O Cebrae passa a ser o executor do Programa Nacional de Apoio à Empresa Rural (Pronagro), programa criado em 1977 pelo Governo Federal que tinha como foco principal de atuação o atendimento às agroindústrias e cooperativas de produção e de comercialização de produtos agrícolas. O Cebrae atua para favorecer a implantação e expansão de unidades agroindustriais no interior de 18 estados, incluindo seis microrregiões. Eram oferecidos cursos e consultorias voltados à gestão dos empreendimentos, inclusive com aporte de conhecimentos nas áreas de tecnologia.

Programa Seplan/Cebrae

Com a criação do Programa Seplan/Cebrae, o Cebrae institui e passa a dirigir sua linha própria de crédito, que é operada pelos bancos estaduais de desenvolvimento. Assim como o Promicro, o Seplan/Cebrae tinha como filosofia o crédito orientado, reunindo assistência financeira e apoio gerencial.

Pronaex

Lançado o Programa Nacional de Apoio à Pequena e Média Empresa Exportadora (Pronaex) com o objetivo de incentivar as exportações e reduzir as compras no exterior, mediante programas de substituição de importações. Na época, foram criados mais de 50 consórcios de exportação, com a participação de cerca de 500 empresas.